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Relacoes entre ciencia tecnologia sociedade: como comparecem em libros didaticos de fisica?

Processo: 06/54698-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Regina Dubeux Kawamura
Beneficiário:Roseline Beatriz Strieder
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Fisica | Livros Didaticos

Resumo

Busca-se um ensino de Física que proporcione aos educandos uma "leitura crítica do mundo", para tanto, defende-se a necessidade de problematizar construções históricas relacionadas ao desenvolvimento científico-tecnológico. Porém, acredita-se ser necessário num primeiro momento, analisar alguns fatores do contexto escolar, ou seja, fornecer parâmetros para o entendimento da realidade escolar, no que se refere às interações entre CTS para o ensino de Física. Para, desta forma, propiciar subsídios aos professores, para que estes passem a problematizar as construções históricas. Ou seja, conhecer como estas compreensões comparecem no contexto escolar. Desta forma, nessa pesquisa, procuraremos: identificar os espaços curriculares com potencial para tratamento CTS, bem como, investigar, junto a professores, a dinâmica para a inserção de propostas que possibilitem abordagens CTS no Ensino de Física da escola média. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STRIEDER, Roseline Beatriz. Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.