Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas eletricos de potencia: estimador de estado robusto baseado no metodo da minima mediana

Processo: 06/53930-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 18 de maio de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Joao Bosco Augusto London Junior
Beneficiário:Marcelo Nanni
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo de carga   Estimação de estado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeias De Grafo | Estimacao De Estado | Fluxo De Carga | Redundancia De Medidas | Sistemas Eletricos De Potencia

Resumo

Na tentativa de filtrar medidas portadoras de EGs, diversos estimadores de estado (EE) foram desenvolvidos e aplicados a sistemas elétricos de potência (SEP), dentre os quais destaca-se o baseado no método da mínima mediana (MM), isto em razão de o mesmo possibilitar a filtragem de EGs existentes em qualquer tipo de medidas, inclusive em medidas pontos de alavancamento. O que ora se propõe é o desenvolvimento de um EE baseado no estimador MM. Pretendemos, entretanto, contornar a limitação existente desse estimador, que é a sua exigência de um elevado custo computacional, o que ocorre porque o mesmo, na prática, executa um número "combinatorial" de fluxos de carga, para estimar as variáveis de estado. Destarte, tal limitação inviabiliza a aplicação desse estimador em SEP de grande porte. Propõe-se então o lançamento de um estimador MM que requeira, entanto, um número muito menor de execuções de fluxo de carga. Para isto, fundamentar-nos-emos em uma metodologia que permite a identificação de conjuntos de medidas que dão a informação de uma determinada variável de estado. Propõe-se, ainda, a pesquisa de métodos para cálculo de fluxo de carga computacionalmente mais eficientes, com base naqueles métodos destinados a redes radiais, utilizando cadeias de grafo, e, ainda, com fundamento nos métodos destinados a redes fracamente malhadas. Face ao exposto, acreditamos na obtenção de um EE relativamente robusto, viável para aplicação em SEP de grande porte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NANNI, Marcelo. Estimador de estado robusto baseado no método da mínima mediana. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.