Busca avançada
Ano de início
Entree

A conquista do Prata: análise da crônica de Ulrico Schmidl

Processo: 06/53432-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Leandro Karnal
Beneficiário:Luis Guilherme Assis Kalil
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crônica histórica   Alteridade   Colonização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteridade | America | Conquista | Cronica | Indigena | Prata

Resumo

A pesquisa pretende analisar a visão do cronista bávaro Ulrico Schmidl, que esteve na região sul da América na primeira metade do século XVI (1536 - 1553), em sua obra Viaje al Rio de la Plata. Obra importante, entre outros fatores, por ser de um autor que se destaca no período devido a sua baixa patente, além de apresentar um olhar não-ibérico. A partir de autores como Giucci e Greenblatt, pretende-se discutir o próprio conceito "não-ibérico", se ele pode ser utilizado na obra de Schmidl, e até que ponto é válido como forma de análise na comparação com outras crônicas do período, como as de Hans Staden e Cabeza de Vaca. A partir de autores que abordam o conceito de alteridade, como Todorov, Hartog e Certeau, a pesquisa pretende analisar por que ele, ao contrário de outros cronistas, não dá à conversão o mesmo valor na construção do discurso sobre a presença européia na América, apontando a obtenção de ouro como o fim último da colonização. A obra foi escolhida devido à importância do conteúdo, que retrata momentos importantes dos primórdios da colonização, como a frustrada primeira fundação de Buenos Aires (1536). Foi escolhida também devido à escassez de estudos, tanto sobre a região do Prata quanto sobre a obra, considerada "menor" durante anos em virtude da infundada acusação de que possuía erros de escrita e datação. Não foram encontradas edições da crônica em português, e a pequena historiografia existente é antiga e centrada apenas em sua última passagem pela América portuguesa, não em sua obra como um todo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KALIL, Luis Guilherme Assis. A conquista do Prata: analise da cronica de Ulrico Schmidl. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.