Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisiologia da estivação em Pleurodema diplolistris (Anura/Leptodactylidae)

Processo: 06/52760-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Isabel Cristina Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01577-8 - Causas e correlações da variação fisiológica: papel dos gradientes ambientais e comportamentais em diferentes níveis de organização, AP.TEM
Assunto(s):Estivação   Metabolismo animal   Sapos   Anura   Caatinga   Pleurodema diplolistris
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anura | Caatinga | Estivacao | Metabolismo | Pleurodema | Substrato Energetico

Resumo

A Caatinga é um ambiente árido, com índices pluviométricos baixos, ventos fortes e temperaturas altas. Neste ambiente são encontrados pelo menos 48 espécies de anfíbios que devido às condições ambientais podem utilizar entre outros mecanismos, da estivação como estratégia para sobrevivência. Aparentemente a estivação é desencadeada em resposta a diminuição da disponibilidade de recursos hídricos ou às altas temperaturas; promovendo a sobrevivência do organismo durante esta fase desfavorável, o que parece estar associado à importantes modificações nos processos bioquímicos em diversos tecidos. Este trabalho propõe um estudo sobre as modificações que ocorrem no nível celular durante o estado depressivo de Pleurodema diplolistris, utilizando uma abordagem integrativa, onde se possa combinar o trabalho de descrição das condições do microambiente utilizado pelos animais e suas condições fisiológicas, focando as alterações sazonais sobre diversos aspectos da fisiologia metabólica de indivíduos de Pleurodema diplolistris que ocorrem na região da Caatinga. Serão realizadas análises sobre a atividade de enzimas relacionadas ao metabolismo de carboidratos e de lipídeos, assim como sobre o armazenamento de substratos energéticos e a síntese protéica em animais na fase de estivação e durante a atividade, fase reprodutiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Isabel Cristina. Aspectos fisiológicos e ecológicos da estivação em Pleurodema diplolistris (Leiuperidae/Anura). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.