Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da nicotina na ativacao do fator de transcricao nf-kb no sistema central na vigencia de estimulo inflamatorio induzido por lipopolissacarideos (lps).

Processo: 06/53644-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Tania Marcourakis
Beneficiário:Cecília Cequeira Café Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema nervoso central   Lipopolissacarídeos   Inflamação   Nicotina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao | Lps | Nf - Kb | Nicotina | Sistema Nervoso Central | Snc

Resumo

O cigarro é um dos principais agentes tóxicos na nossa civilização. Sabe-se que sua fumaça aumenta o risco de incidência de doenças, incluindo câncer de pulmão e infecções respiratórias. A fumaça do cigarro contém uma grande variedade de compostos farmacologicamente ativos, sendo a nicotina o componente mais importante. Vários estudos têm demonstrado que a exposição crônica à nicotina leva à inibição do sistema imunológico celular e humoral, indicando, portanto, que ela figura como principal componente imunossupressor da fumaça do cigarro. Entretanto, os mecanismos envolvidos nessa correlação ainda não foram elucidados. O NF-kB é um fator de transcrição que regula a expressão de genes envolvidos em importantes eventos do sistema nervoso central (SNC), tais como desenvolvimento, plasticidade e inflamação, estando presente em diversos tipos de células nervosas. Nesse contexto, propomos avaliar qual o padrão de ativação do NF-kB pela nicotina e seu comportamento na vigência de estímulo inflamatório induzido por LPS nas seguintes estruturas do SNC: cerebelo, córtex, estriado, hipotálamo e hipocampo. Para tanto, será avaliada a ativação do NF-kB pelo ensaio de gel de retardo, sendo que, através da utilização de anticorpos específicos, poderemos avaliar as subunidades envolvidas nessa ativação, tais como, p65 e p50. Em função destes resultados poderemos confirmar a translocação destas subunidades do citoplasma para o núcleo através do ensaio de Western Blot. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Cecília Cequeira Café. Efeito da nicotina na ativação do fator de transcrição NF-B no sistema nervoso central na vigência de estímulo inflamatório induzido por lipopolissacarídeo (LPS). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.