Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do papel dos gangliosideos na endocitose do fceri de mastocitos deficientes para expressao dos gangliosideos derivados de gd1b.

Processo: 06/54101-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Constance Oliver
Beneficiário:Vivian Marino Mazucato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endossomos   Lisossomos   Mastócitos   Endocitose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endocitose | Endossomos | Gangliosideo | Lisossomos | Mastocitos | Rbl Sh3

Resumo

Os mastócitos são células multifuncionais do sistema imunológico com participações importantes nas imunidades inata e adquirida: A via mais conhecida de ativação dos mastócitos é através do receptor de alta afinidade para a imunoglobulina E (FcεRI). Esta ativação culmina com a desgranulação e a liberação dos mediadores pelos mastócitos. Após a ativação, o FCERI e moléculas de sinalização associadas passam a ser encontradas em microdomínios especializados da membrana plasmática, conhecidos como lipid rafts os quais são enriquecidos de colesterol e gangliosídeos. Após a agregação do FcεRI pela imunoglobulina E, o receptor é endocitado em vesículas recobertas por clatrina juntamente com os gangliosídeos derivado do GD1b. O presente trabalho tem como objetivo estudar a participação dos gangliosídeos derivados do GD1b no processo de endocitoce e comparar a endocitose mediada pelo receptor com a pinocitose. Serão utilizadas as sublinhagens celulares da linhagem RBL-2H3, E5 (B6A4A2III-E5) e D1 (B6A4C1III-D1), as quais são deficientes na expressão dos gangliosídeos derivados do GD1b. As células E5 possuem 35% dos gangliosídeos derivados do GD1b enquanto as células D1 possuem apenas 1% destes gangliosídeos. Ainda, utilizando estas linhagens celulares, iremos investigar o papel dos gangliosídeos derivados do tipo GD1b no trânsito intracelular do FcεRI de endossomos para lisossomos. Este estudo poderá contribuir com novos conhecimentos sobre a regulação da ativação de mastócitos via FcεRI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)