Busca avançada
Ano de início
Entree

Causas externas e seu impacto sobre a independência funcional em adultos com fraturas

Processo: 06/53018-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Ana Cristina Mancussi e Faro
Beneficiário:Luciana Tokunaga Itami
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem ortopédica   Fraturas   Adultos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adulto | Capacidade Funcional | Fraturas | Trauma

Resumo

Na realidade dos dias atuais admite-se que o trauma atingiu o primeiro lugar como etiologia de morbimortalidade na população de 0 a 39 anos de idade. As sequelas, incapacidades, deficiências e a diminuição da capacidade funcional de vítimas de trauma ortopédico representam um prejuízo na qualidade de vida desses indivíduos, tornando-se uma importante questão social, econômica e de saúde. Dessa forma, os profissionais de saúde vêm utilizando-se de instrumentos capazes de quantificar a capacidade funcional dos pacientes, tais como a Medida de Independência Funcional (MIF), permitindo, dessa maneira, melhor direcionar os programas de reabilitação voltados para esta clientela. Diante disso, o presente estudo tem a finalidade de estudar a evolução da capacidade funcional do adulto vitima de trauma ortopédico e identificar sua relação com as variáveis sociais e de saúde. Trata-se de um estudo longitudinal, exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, a ser realizado em um hospital de ensino da cidade de São Paulo. A amostra será composta por 30 indivíduos na faixa etária de 18 a 59 anos, vítimas de trauma ortopédico, sendo os dados coletados na unidade de trauma e geriatria por meio de entrevistas e da aplicação da MIF. Os dados obtidos serão processados eletronicamente e apresentados sob a forma de gráficos e tabelas, sendo distribuídos em freqüência absoluta e percentual. A análise dos dados será descritiva, podendo-se realizar os testes de Fisher, Qui-quadrado e t de Student, conforme seguimento com bioestatístico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ITAMI, LUCIANA TOKUNAGA; MANCUSSI E FARO, ANA CRISTINA; MENEGHIN, PAOLO; BURGOS DE OLIVEIRA LEITE, RITA DE CASSIA; SILVEIRA, CLEIDILENO TEIXEIRA. Fractures in adults: from functional and surgical implications to health education. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. 2, p. 1236-1241, . (06/53018-0)
LUCIANA TOKUNAGA ITAMI; ANA CRISTINA MANCUSSI E FARO; PAOLO MENEGHIN; RITA DE CÁSSIA BURGOS DE OLIVEIRA LEITE; CLEIDILENO TEIXEIRA SILVEIRA. Adultos com fraturas: das implicações funcionais e cirúrgicas à educação em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 1238-1243, . (06/53018-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ITAMI, Luciana Tokunaga. Causas externas e seu impacto sobre a independência funcional em adultos com fraturas. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.