Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento do herbicida glyphosate e seu efeito sobre a microbiota de solos de varzea cultivados sob sistema plantio direto.

Processo: 99/09339-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Regina Teresa Rosim Monteiro
Beneficiário:Eduardo Dutra de Armas
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese capilar   Resíduos   Degradação   Herbicidas   Várzeas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degradacao | Eletroforese Capilar | Glyphosate | Herbicida | Residuo | Varzeas

Resumo

O estudo do comportamento de glyphosate em solos de várzea, bem como o seu efeito sobre os microrganismos do solo são de grande importância, devido este herbicida ser atualmente muito utilizado no sistema plantio direto, que tem crescido nos últimos anos em solos de várzea. Assim, torna-se de extrema importância avaliar os possíveis impactos decorrentes de seu emprego. Amostras de solo em áreas com cronosseqüência de aplicação deste herbicida serão coletadas nos tempos 0, 2, 4, 8, 16 e 128 dias após a aplicação e amostras de água aos 5 e 65 dias de alagamento, sendo a análise dos resíduos efetuada por eietroforese capilar. Será conduzido em laboratório um estudo de degradabilidade, analisando-se o CO2 liberado e os resíduos de glyphosate. Os efeitos na microbiota do solo serão determinados analisando-se a biomassa pelo método de fumigação-extração e atividade microbiana pela técnica de hidrólise do diacetato de fluoresceína e, em laboratório, a liberação de CO2. Acredita-se que o glyphosate, por apresentar um comportamento iônico semelhante aos fosfatos, permaneça disponível na solução do solo por um maior período de tempo, vindo a atuar sobre organismos não-alvos, além de apresentar uma menor taxa de degradação decorrente da menor atividade microbiana na condição de umidade excessiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)