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No estudio do fotografo - um estudo da (auto) representacao de escravos e negros livres no brasil da segunda metade do seculo xix.

Processo: 02/09430-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fotografia
Pesquisador responsável:Iara Lis Franco Schiavinatto
Beneficiário:Sandra Sofia Machado Koutsoukos
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escravos   Negros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escravos | Negros

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise das formas de (auto-) representação de escravos e negros livres em estúdios de fotografia no Brasil da segunda metade do século XIX. Para os negros livres, que se fizeram retratar como os brancos, vestidos, penteados e posando à moda européia vigente no período, aquela era mais uma tentativa de "abrir" seu caminho dentro de uma sociedade exigente e racista. As fotos de escravos, separei em três categorias: fotos de escravos domésticos, levados aos estúdios pelo seus senhores e freqüentemente também retratados à moda européia; fotos de escravos que posaram como modelos do "exótico" e fotos de escravos usadas como documentos etnográficos. Nas três categorias, investigo a possibilidade de encontrar indícios da contribuição dos cativos, junto ao fotógrafo, na construção do que também poderia ser o "seu retrato". (AU)

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