Busca avançada
Ano de início
Entree

Blendas de PVC/PCL foto/termo e biotratadas com fungos de solo

Processo: 02/12081-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Sandra Mara Martins Franchetti
Beneficiário:Adriana de Campos Pastre
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biodegradação   Fotodegradação   Polímeros (materiais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradacao | Fotodegradacao | Ftir | Pcl (Poli Carolactona) | Pvc (Cloreto De Polivinila) | Termodegradacao

Resumo

Os plásticos constituem um dos materiais mais utilizados em nosso cotidiano. Assim, os resíduos plásticos tem aumentado bastante e hoje representa 20% do total do volume de resíduos em lixões. O PVC (cloreto de polivinila) é um polímero instável em relação ao calor e luz, degrada a temperatura relativamente baixa (aproximadamente 130°C), liberando HCI. A desidrocloração gera novas espécies na cadeia polimérica, ou seja, seqüências de polienos que podem ser verificados através da espectroscopia de absorção na faixa do UV-Visível. A reciclagem do PVC é limitada a poucos produtos, tais como: forros e laminados e a biodegradação é difícil. O PCL (poli -caprolactona), poliéster sintético sensível à ação de enzimas microbianas, pode sofrer hidrólise e degradar. A blenda desses polímeros (PVC e PCL) pode facilitar o ataque microbiano, além melhorar ou manter as propriedades mecânicas da blenda. Processos termo e fotodegradativos podem facilitar o ataque microbiano à matriz polimérica. O presente trabalho pretende investigar a termo, foto e biotransformação de filmes e blendas PVC/PCL 3:1 e 1:1 com fungos basidiomicetos. As mudanças estruturais serão analisadas através da espectroscopia de absorção no infra-vermelho (FTIR) e no UV-Visível. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA DE CAMPOS; SANDRA MARA MARTINS FRANCHETTI. Biotreatment effects in films and blends of PVC/PCL previously treated with heat. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 48, n. 2, p. 235-243, . (02/12081-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASTRE, Adriana de Campos. Blendas de PVC/PCL foto/termo e biotratadas com fungos de solo (Phanerochaete chrysosporium e Aspergillus fumigatus). 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.