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Processo: | 02/01848-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2002 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2006 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação |
Pesquisador responsável: | Cecilia Almeida Salles |
Beneficiário: | Nelio Tanios Porto |
Instituição Sede: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Crítica genética Semiótica das culturas |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Critica Genetica | Semiotica Da Cultura | Semiotica Pierceana |
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo estudar e analisar a obra musical e estética de H.J. Koellreutter sob o ponto de vista da Teoria Semiótica da Criação com base na Crítica Genética, tendo como campos interdisciplinares a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce e a Semiótica da Cultura (Semiótica Russa da Escola de Tartu). A Crítica Genética será a linha de pesquisa a qual irei adotar para ser o instrumento de análise semiótica, por meio do estudo dos manuscritos (documentos de processo), dirigindo-se a, uma compreensão do processo criativo artístico e o conceito de obra como processo permanente de experimentação, base criativa do compositor. A Crítica Genética como abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e transemiótica será o ponto fundamental desta pesquisa. A Semiótica da Cultura será interdisciplinar na medida em que tentara contextualizar a obra de H.J. Koellreutter no universo musical contemporâneo, como experimentação e informação de idéias novas como ato comunicativo. O processo de criação como semiose do processo gerativo é o propósito no sentimento de tendência para um fim - tese da causação final de Charles S. Peirce, semiose que abre espaço para a tendencialidade, pela lógica da incerteza, pelo acaso e para o mecanismo de idéias novas. Estes são pontos fundamentais encontrados nas obras da Prof. Cecília Almeida Salles, onde a autora apresenta novas abordagens estéticas da criação, alicerces indispensáveis para os objetivos deste projeto. (AU) | |
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