Busca avançada
Ano de início
Entree

Reparo de defeitos osseos de tamanho critico com matrizes de colageno anionico.

Processo: 01/05634-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Rossi
Beneficiário:Lenaldo Branco Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo ósseo   Biomateriais   Teste de biocompatibilidade

Resumo

Apesar da capacidade excepcional de reparo, o tecido ósseo necessita em diversas situações do uso de enxertos para o reparo de defeitos. Uso de biomateriais para essa finalidade tem conquistado a confiança dos profissionais envolvidos no tratamento dos defeitos ósseos dados os grandes avanços proporcionados pelos estudos nesse campo. As matrizes de colágeno aniônico são uma alternativa atraente para o tratamento de defeitos ósseos dadas as suas propriedade biológicas favoráveis ao reparo ósseo, tal como, alta biocompatibilidade e excelente ostecondutividade. Contudo, para se determinar a correta aplicabilidade clínica e conhecer os limites da propriedade osteocondutora dessas matrizes é necessário avaliar o processo de reparo de defeitos ósseos de tamanho crítico. Tais defeitos são áreas que não reparam espontaneamente, sendo obrigatório o uso de algum enxerto para promover a osteogênese. A calota craniana é a estrutura ideal para realizar tal estudo, pois possui um processo de reparo lento devido as características de vascularização e do próprio tecido ósseo. Portanto, o presente estudo irá avaliar o reparo de defeitos ósseos críticos em calota craniana na presença de matrizes de colágeno aniônico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, LENALDO B.; ADAM, RANDALL L.; LEITE, NEUCIMAR J.; METZE, KONRADIN; ROSSI, MARCOS A. Shannon's entropy and fractal dimension provide an objective account of bone tissue organization during calvarial bone regeneration. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 71, n. 8, p. 619-625, AUG 2008. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.