Busca avançada
Ano de início
Entree

O discurso e a prática na escola: as tentativas de construção de uma nova cultura pedagógica

Processo: 97/00240-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Helena Costa Lopes de Freitas
Beneficiário:Eliana Nunes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Pedagogica | Discurso | Educacao | Mudanca | Paradigmas | Pratica

Resumo

O projeto de pesquisa que aqui se apresenta resume-se numa proposta de investigar atitudes na prática escolar que indiquem indícios de mudança na cultura pedagógica, através do trabalho do professor das séries iniciais de uma escola pública, no que diz respeito ao seu discurso e a sua prática, analisando este percurso (da palavra à ação) com base em critérios de coerência, referência aos novos - paradigmas teórico-metodológicos da pedagogia e compromisso com transformações na escola e na sociedade, expresso na clareza de idéias e capacidade de organização e realização de um trabalho pedagógico eficiente e inovador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.