Busca avançada
Ano de início
Entree


As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Eliana Nunes da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Costa Lopes de Freitas
Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
Resumo

Através de um estudo de caso, analiso as concepções pedagógicas que embasam a construção da prática em uma escola pública de ensino fundamental. Enfocando a atuação de uma professora, uma orientadora pedagógica e uma diretora, levanto características do trabalho pedagógico na escola, ao identificar os referenciais teórico-metodológicos que orientam a ação dos sujeitos, nas suas tentativas de superarem uma visão reprodutora do ensino, firmadas no compromisso com sua democratização. A análise das contradições desse processo constitui o objeto de pesquisa, que lança para a Didática - ciência pedagógica - alguns desafios que possam nortear a formação de professores numa perspectiva transformadora da realidade (AU)

Processo FAPESP: 97/00240-7 - O discurso e a prática na escola: as tentativas de construção de uma nova cultura pedagógica
Beneficiário:Eliana Nunes da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado