Busca avançada
Ano de início
Entree

Delimitacao de zonas tampao riparianas, atraves de sistema de informacoes geograficas, como tecnica conservacionista para a bacia do alto rio pardo, nos municipios de pardinho e botucatu, sp.

Processo: 97/03021-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Lincoln Gehring Cardoso
Beneficiário:Ligia Vizeu Barrozo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bacia hidrográfica   Conservação   Geoprocessamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Hidrografica | Conservacao | Geoprocessamento | Idrisi | Vegetacao Ciliar

Resumo

Pesquisas recentes têm demonstrado que a conversão das matas ciliares em terras aráveis e o largo uso de defensivos agrícolas para melhorar a produtividade dos campos têm contribuído para o aumento de transporte de poluentes de fontes difusas para os cursos de água. A própria sedimentação nos cursos de água, resultante de processos erosivos, reduz a qualidade da água e a eficiência dos reservatórios, canais de irrigação e vias navegáveis, assim como, aumenta o risco de enchentes. Para reduzir os impactos nos sistemas aquáticos, uma técnica amplamente aceita é a manutenção de zonas tampão em tomo dos corpos de água, o que diminui as cargas de sedimentos e fósforo no escoamento superficial e no conteúdo de nitrato do fluxo sub-superficial difuso. Geralmente, a delimitação da largura dessas zonas é feita sem uma preocupação científica, o que não garante a sua eficiência, pois não considera as variações regionais das condições físicas e ecológicas. Assim sendo, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo integrar o modelo de delimitação de largura de zonas tampão proposto por PHILLIPS (1989 a,b,c,d,e) com a tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas nas condições físicas tropicais, tendo em vista especialmente as variações climáticas e pedológicas. A aplicação do modelo na bacia do Rio Pardo, nos municípios de Pardinho e Botucatu, SP, permitirá o planejamento de larguras de zonas tampão adequadas para adoção como prática conservacionista nesta bacia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)