Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura de mercado e concorrencia no varejo de alimentos: uma analise das cadeias de supermercados e supermercados independentes.

Processo: 06/52704-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Elizabeth Maria Mercier Querido Farina
Beneficiário:Guilherme Fowler de Avila Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Preços   Concorrência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concorrencia | Precos | Varejo De Alimentos

Resumo

Uma vertente recente da literatura sobre o varejo alimentício enfatiza três aspectos complementares, são eles: (i) a rápida concentração do varejo; (ii) o crescente poder de compra das cadeias de supermercados e (iii) a adoção de padrões privados. Os argumentos desta vertente analítica são lineares: o crescimento de grandes supermercados eleva seu poder de compra, permitindo a imposição de preços e de padrões na cadeia de suprimentos. Padrões privados, por serem complexos e representarem custos adicionais, geram a exclusão dos pequenos negócios (varejistas, processadores e fazendeiros), em especial o desaparecimento do varejo tradicional (padaria, açougue e feira-livre) e a aquisição dos supermercados independentes. Todavia, embora esta relação linear entre expansão das cadeias de supermercados e redução dos demais formatos de varejo seja assumida na literatura, estudos recentes rejeitam esta hipótese. O objetivo desta pesquisa é analisar a interação estratégica entre cadeias de supermercados e supermercados independentes na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), testando a hipótese de diferenciação de preços entre estes dois equipamentos varejistas. É importante destacar que a RMSP é caracterizada pelo grande avanço das cadeias de supermercados em combinação com o não desaparecimento dos supermercados independentes, o que faz com esta região seja candidata natural a qualquer estudo voltado à análise destes equipamentos varejistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Guilherme Fowler de Avila. Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.