Busca avançada
Ano de início
Entree


Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado

Texto completo
Autor(es):
Guilherme Fowler de Avila Monteiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elizabeth Maria Mercier Querido Farina; Vera Lucia Fava; Rubens Nunes
Orientador: Elizabeth Maria Mercier Querido Farina
Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a competição entre supermercados. Contrapondo parte da literatura econômica segundo a qual o crescimento rápido de grandes redes de supermercados gera poder de mercado e redução do número dos demais formatos de lojas, esta dissertação baseia-se no argumento de que a expansão de grandes cadeias varejistas produz conseqüências complexas, podendo resultar na coexistência de uma grande variedade de formatos de negócios. A pesquisa está dividida em duas etapas. Inicialmente são examinadas as relações de concorrência entre hipermercados e supermercados de vizinhança. Evidências para o Município de São Paulo indicam que estes varejistas formam mercados distintos uma vez que preços não estabelecem entre si um equilíbrio de longo prazo. A segunda etapa aprofunda a análise sobre supermercados de vizinhança. Analisa-se o impacto do tamanho sobre a estratégia de precificação das lojas e comparam-se os supermercados vinculados a redes às lojas independentes. Contrariando a crença geral, supermercados independentes estabelecem preços menores em comparação a supermercados de rede. Argumentos que suportam este resultado são então examinados. (AU)

Processo FAPESP: 06/52704-8 - Estrutura de mercado e concorrencia no varejo de alimentos: uma analise das cadeias de supermercados e supermercados independentes.
Beneficiário:Guilherme Fowler de Avila Monteiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado