Avaliação do desempenho do GBAS no Brasil usando GNSS Multifrequência e Multi-Cons...
Suporte às atividades de processamento de dados e manutenção dos receptores GNSS e...
Processo: | 06/00438-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2006 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia |
Pesquisador responsável: | Paulo de Oliveira Camargo |
Beneficiário: | Claudinei Rodrigues de Aguiar |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil |
Assunto(s): | Sistema de posicionamento global (GPS) Ionosfera Geodésia espacial |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Gps | Grade Ionosferica | Ionosfera | Navegacao | Posicionamento | Tempo Real | Geodésia espacial |
Resumo Atualmente, uma nova estratégia para o uso de receptores de uma frequência deve ser desenvolvida com o objetivo de melhorar a acurácia nos resultados obtidos no posicionamento e navegação com estes receptores. Dentre as diversas aplicações do GPS, pode-se citar aquelas em que é de suma importância obter, dentro de um limite de acurácia, as coordenadas do receptor em tempo real ou num pós-processamento, seja no método de posicionamento absoluto ou relativo. Como se sabe, a maior fonte de erro para aplicações onde se utiliza receptores de uma freqüência é o efeito sistemático devido à ionosfera. No Departamento de Cartografia da FCT/UNESP o efeito da ionosfera no sinal GPS vem sendo estudado desde 1999 e foi desenvolvido um modelo da ionosfera (Mod_Ion) a nível regional, para uso em receptores de uma frequência. Durante o curso de mestrado o autor deste projeto adaptou o Mod_Ion para aplicações em tempo real. Neste trabalho está sendo proposto o desenvolvimento de um modelo de grade ionosférica e uma nova metodologia para compensar o efeito sistemático da ionosfera sobre as observáveis em L1, bem como avaliar as possíveis limitações na acurácia do modelo, de modo a detectar problemas relacionados às características do TEC no Brasil. Assim, pretende-se obter resultados que atendam às exigências no posicionamento e na navegação aérea, por exemplo, bem como possibilitar a utilização de receptores de uma freqüência em aplicações de transporte de coordenadas para linhas de base média e longa. (AU) | |
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