Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterizacao de sensores a base do 7,78,8 tetracianoquinodimetano (tcnq) e tetracianoetileno (tcne) para deteccao e quantificacao de especies de interesse ambiental.

Processo: 06/01005-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lauro Tatsuo Kubota
Beneficiário:Phabyanno Rodrigues Lima
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores eletroquímicos   Agrotóxicos   Eletroanalítica

Resumo

Este projeto visa a preparação e caracterização de sensores derivados do 7,7,8,8,-tetracianoquinodimentano (TCNQ) e do tetracianoetileno (TCNE), na presença e ausência de polímeros para detecção e quantificação de espécies de interesse ambiental. Estes sensores serão preparados mediante a incorporação de agentes modificadores derivados do TCNQ e TCNE sobre o eletrodo base, tais como: ouro, platina, carbono vítreo, eletrodos impressos (“Screen-Printed Electrode”), fibras de carbono e pasta de carbono. As caracterizações das interfaces eletrodo/filme e eletrodo/solução, destes sensores, serão realizadas através das técnicas de microscopia de força atômica (AFM), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e ressonância de plasma de superfície (RPS). Uma vez caracterizada a superfície dos eletrodos quimicamente modificados (EQMs), várias técnicas eletroanalíticas serão utilizadas para diagnosticar e quantificar os diversos analitos, tais como: a voltametria cíclica (VC), voltametria de varredura linear (VVL), voltametria de onda quadrada (VOQ), voltametria de pulso diferencial (VPD), cronoamperometria (CA) e cronopotenciometria (CP), etc.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Phabyanno Rodrigues. Eletrodo modificado a base de 4-nitroftalonitrila : sensor amperometrico para quantificação de alguns antioxidantes de relevancia biologica. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.