Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura da soja (glycine max l.) em plantio direto e cultivo minimo num solo sob diferentes condiconamentos fisicos e diferentes coberturas do solo.

Processo: 01/12313-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Luiz Malcolm Mano de Mello
Beneficiário:Elisa Eni Freitag
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Soja   Cobertura morta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cobertura Morta | Plantio Direto | Soja

Resumo

A escolha correta do sistema de manejo do solo na agricultura é um fator imprescindível para a obtenção de alta produtividade, com um mínimo de alterações, físicas indesejáveis ao solo. Observa-se atualmente nas regiões de cerrado brasileiro, um processo acelerado de degradação do solo, afetando progressivamente o seu potencial produtivo. No entanto, a adoção de técnicas como o plantio direto e o cultivo mínimo com rotação de culturas, são vistos como uma das maneiras mais eficientes e capazes de reduzir estes impactos. Neste sentido, o presente projeto visa avaliar diferentes sistemas de manejo do solo constituídos de plantio direto e cultivo mínimo, sob diferentes sistemas de preparo do solo e diferentes coberturas do solo. Também serão analisados os efeitos da integração entre as culturas de cobertura de solo (inverno) e o sistema de preparo sobre os atributos do solo, além do desempenho técnico e econômico da cultura do soja semeada no verão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)