Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino

Processo: 06/53200-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 17 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Irene Kazumi Miura
Beneficiário:Roberta Aparecida Neves Granito
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Avaliação da aprendizagem   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Qualidade | Educacao A Distancia | Estilos De Aprendizagem | Processo Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar a importância dos diferentes estilos de aprendizagem na qualidade percebida de ambientes virtuais de aprendizagem. A compreensão sobre as diferentes formas de aprender permite a busca por alternativas didáticas que considerem as preferências cognitivas dos alunos. Desta forma, conhecer como os diferentes estilos de aprendizagem impactam na qualidade percebida de um programa de educação à distância pode conferir maior efetividade ao processo de planejamento, adaptação e aprimoramento de um ambiente virtual de ensino. O presente estudo se propõe, então, a elaborar um protocolo de qualidade, relacionado aos estilos de aprendizagem, que auxilie no planejamento e acompanhamento de cursos virtuais. As análises realizadas neste estudo produzirão, ainda, dados importantes para a identificação de melhorias e adaptações necessárias dos ambientes virtuais estudados na pesquisa de campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRANITO, Roberta Aparecida Neves. Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.