Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta imune-celular a infeccao parasitaria por "toxocara vitulorum" em bufalos.

Processo: 02/02466-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Wilma Aparecida Starke Buzetti
Beneficiário:Maria Francisca Neves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Búfalos   Mastócitos   Linfócitos   Macrófagos   Eosinófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bufalos | Eosinofilos | Linfocitos | Macrofagos | Mastocitos | Toxocara Vitulorum

Resumo

Na infecção por Toxocara vitulorum, um nematódeo patogênico que parasita o intestino delgado de bezerros búfalos, ocorre hiperplasia de mastócitos e eosinófilos na lâmina própria da mucosa intestinal e, esta hiperplasia é mais acentuada, principalmente, durante a fase do pico do parasitismo e decresce após a expulsão do mesmo, indicando uma relação direta da participação destas células imuno-efetoras neste processo. Assim, a presente pesquisa tem como finalidade verificar se além da hiperplasia de mastócitos e de eosinófilos, outros elementos celulares participam deste processo imune celular na resposta protetora de expulsão do T vitulorum pelo hospedeiro. Para entender o desenvolvimento da resposta inflamatória na parede do intestino delgado durante o período patente de infecção, amostras de tecidos serão removidas de porções do duodeno e do jejuno de bezerros búfalos naturalmente infectados por T. vitulorum, necropsiados durante o período de ascensão, pico, declínio e ausência do parasitismo e de bezerros búfalos controles, não parasitados, na faixa etária de 30 e 50 dias de idades. As células presentes na parede intestinal serão identificadas por métodos de coloração histoquímica e imunohistoquímica e contadas com a utilização de microscópio de luz branca. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Maria Francisca. Resposta celular imune-inflamatória e de células caliciformes no intestino delgado de bezerros búfalos naturalmente infectados por Toxocara vitulorum. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.