Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de biomarcadores de dose interna para determinacao de chumbo e sua correlacao com anemia e polimorfismos da alad e do gene receptor da vitamina d.

Processo: 06/51979-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Raquel Fernanda Gerlach
Beneficiário:Glauce Regina Costa de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Polimorfismo genético   Chumbo   Anemia

Resumo

O chumbo é um poluente ambiental comumente encontrado em cidades industrializadas, especialmente nas regiões próximas a fábrica de baterias. Diversos biomarcadores de dose interna têm sido utilizados para a determinação de chumbo em tecidos e fluidos corporais com o objetivo de se obter informações sobre a dose interna individual do metal. Outra questão importante são os polimorfismos genéticos humanos que estão sendo altamente correlacionados com algumas doenças. Polimorfismos no gene humano ALAD (PBGS) e no gene do receptor da vitamina D (VDR) têm sido correlacionados a uma maior predisposição aos efeitos tóxicos do chumbo. Os objetivos deste projeto são: a) verificar se o Pb presente no líquido que banha o esmalte é incorporado à estrutura do esmalte durante processos de des/re; b) comparar a quantidade de Pb presente na saliva de crianças residentes em Bauru e Ribeirão Preto - SP; c) estudar a concentração de Pb da população da região da EMEI Padre Emílio Jarbinet, Ribeirão Preto, nos seguintes biomarcadores de dose interna: esmalte, saliva, sangue total e plasma; d) determinar anemia, outros parâmetros de células sangüíneas e polimorfismos genéticos da ALAD e do gene receptor da vitamina D (VDR); e) correlacionar anemia com esses polimorfismos e f) correlacionar os níveis de chumbo encontrados nos tecidos com anemia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.