Busca avançada
Ano de início
Entree

O futuro do dialeto riopretano: um estudo da expressao de futuro na interface sociolinguistica/gramaticalizacao.

Processo: 07/57282-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Sociolinguística e Dialetologia
Pesquisador responsável:Sebastião Carlos Leite Gonçalves
Beneficiário:Ana Maria Hernandes da Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização   Sociolinguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gramaticalizacao | Ir Infinitivo | Sociolinguistica

Resumo

O objetivo maior de nossa pesquisa será o de verificar de que forma os falantes riopretanos expressam a noção de futuridade. Nosso trabalho focalizará a perífrase verbal [ir+infinitivo] codificadora de futuro (presente e pretérito) e sobre ela empreenderemos uma análise sociolingüística, baseada no corpus de fala IBORUNA, composto pelo projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista), em que tentaremos detectar se a expressão de futuro apresenta, de fato, neste dialeto, um comportamento variável, revelado por condicionantes lingüísticos e sociais, ou se a mudança já se concretizou, com a forma sintética tendo cedido lugar à analítica. Na interface com a Sociolingüística, empreenderemos, por meio de um estudo diacrônico, também uma análise da constituição perifrástica codificadora de futuro sob a perspectiva da Gramaticalização, processo hipoteticamente instanciado a partir do uso pleno do verbo "ir", com sentido de deslocamento espacial, que, ao longo do tempo, passou a adquirir também a função de verbo auxiliar marcador de futuro. O ineditismo desse projeto está em mostrar a viabilidade de associar, sob uma perspectiva sociofuncional, estudos sociolingüísticos e estudos sobre gramaticalização, sobretudo pelo fato de ambas as perspectivas constituírem teorias de mudança, mas que, sob essa segunda abordagem, ainda permanecem ignorados os fatores sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Ana Maria Hernandes da. A perífrase verbal IR+infinitivo e o futuro do dialeto riopretano: um esudo na interface sociolinguística/gramaticalização. -. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.