Busca avançada
Ano de início
Entree

Orações completivas em posição argumental de sujeito: gramaticalização e dessentencializaçao de orações matrizes

Processo: 09/07230-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Sociolinguística e Dialetologia
Pesquisador responsável:Sebastião Carlos Leite Gonçalves
Beneficiário:Solange de Carvalho Fortilli
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização   Mudança linguística

Resumo

O projeto de pesquisa proposto abordará um tipo de construção bastante presente no português brasileiro falado, porém, ainda pouco estudado: orações encaixadas em adjetivo, como em "LÓGICO que eu vou". São conhecidas e bastante investigadas em língua portuguesa orações encaixadas em oração matriz cujo predicado é um verbo como em "Parece que vai chover", as chamadas orações subordinadas substantivas subjetivas. Interessa-nos, no entanto, as orações que se vinculam a um predicado adjetival, partindo da hipótese de que elas tenham se originado de estruturas complexas em que figuravam orações subjetivas como em "É lógico que vamos sair". Mais especificamente, verificaremos se essas construções são resultados de fenômenos como a gramaticalização e dessentencialização (LEHMANN, 1988), observando se, nesse processo de mudança, o que houve foi a redução da cópula da possível oração matriz. Outro aspecto a ser investigado é o funcionamento do adjetivo que encaixa a construção, pois muitas vezes ele se aproxima de um advérbio, o que se configura como mais uma pista de gramaticalização, fenômeno que teria, portanto, tornado essas estruturas bi-oracionais em mono-oracionais. A natureza do projeto impõe que sejam analisadas ocorrências em contextos reais de uso, as quais serão coletadas em entrevistas do banco de dados Iboruna, de responsabilidade do Projeto ALIP (Amostra Linguística do Interior Paulista).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORTILLI, Solange de Carvalho. Predicados matrizes adjetivais de orações subjetivas no Português brasileiro : gramaticalização e dessentencialização. 2013. 163 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas (Campus de São José do Rio Preto).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.