Busca avançada
Ano de início
Entree

Leptospirose bovina no estado da bahia brasil. prevalencia, sorovares predominantes, distribuicao espacial e fatores de risco.

Processo: 06/58211-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Silvio Arruda Vasconcellos
Beneficiário:Flavia Carolina Souza de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Prevalência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao Espacial | Leptospirose Bovina | Prevalencia

Resumo

A leptospirose é uma doenças naturalmente transmissível entre os animais vertebrados e o homem, causada por espiroquetas do gênero Leptospira. Está mundialmente distribuída, mas sua ocorrência é maior em países de clima tropical e subtropical devido às condições de temperatura e umidade. Acarreta elevados prejuízos a pecuária bovina nacional como: infertilidade, abortamento, natimortalidade e mastite. No Brasil, as sorovariantes freqüentemente encontradas em inquéritos sorológicos em bovinos relacionadas a prejuízos econômicos são: Hardjo e Wolffi. Porém no Estado da Bahia ainda não foram realizados estudos sorológicos com metodologia de epidemiologia analítica que possa subsidiar estratégias de controle, ainda não se sabe quais variantes sorológicas circulam no estado da Bahia bem como fatores ambientais e de manejo que propiciem a manutenção e disseminação da infecção. A utilização do sistema de informação geográfica (SIG) permitirá a associação das variantes sorológicas predominantes com as diferentes regiões do Estado. Desta forma, a vacinação poderá ser direcionada para estirpes prevalentes, melhorando assim o nível sanitário do rebanho baiano e a sua inserção no mercado exportado de carne bovina. Para realização desta proposta será executado o teste de soro aglutinação microscópica (SAM) do material coletado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) seguido da confecção dos mapas regionais com uso do SIG. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Flavia Carolina Souza de. Leptospirose bovina no Estado da Bahia Brasil. Prevalência, sorovares predominantes, distribuição espacial e fatores de risco. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.