Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendencias da pesquisa nacional sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarizacao.

Processo: 06/59167-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estado da arte   Educação em ciências   Tendências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Em Ciencias | Estado Da Arte | Producao Nacional | Series Iniciais | Tendencias

Resumo

Considerando-se a incipiente divulgação e catalogação das pesquisas sobre a Educação em Ciências no Brasil, pretende- se, descrever e analisar as tendências das pesquisas direcionadas ao Ensino de Ciências nas fases iniciais de escolarização, durante o período de 1972 a 2005, buscando traçar o panorama desta produção ao longo das décadas. O presente projeto pretende continuar pesquisa anterior realizada em nível de Iniciação Científica, com bolsa Fapesp, sob o título "Tendências da Pesquisa Nacional sobre o Ensino de Ciências no Brasil (1996 - 2003)". Integra projeto ligado ao Grupo FORMAR-Ciências e ao Centro de Documentação em Ensino de Ciências - CEDOC, da Faculdade de Educação da UNICAMP, relativo ao mapeamento e estudo do conjunto de teses e dissertações defendidas no Brasil no campo da Educação em Ciências (1972 a 2005). Durante a iniciação científica, observou-se a carência de trabalhos voltados para o ensino de Ciências nas séries iniciais, representando assim uma lacuna e um ponto de partida para novas investigações. Identificou-se também a necessidade de se ampliar os estudos de descrição, análise e avaliação da produção acadêmica nacional na área, pouco expressivos tendo em vista a elevada quantidade de trabalhos, a produção na área e a precária rede de divulgação. Considera-se de grande importância a organização, classificação e análise de tendências das pesquisas direcionadas às séries iniciais da escolarização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALLETTI, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. Tendencias da pesquisa academica sobre o ensino de ciencias nas series iniciais da escolarização (1972-2005). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.