Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de iniciadores multifuncionais na polimerizacao via radical livre mediada por nitroxidos.

Processo: 06/58947-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Eduardo Galhardo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polimerização   Reatores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iniciador Multifuncional | Polimerizacao | Polimerizacao Controlada | Reator

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar, em nível experimental (polimerizações em ampolas), a polimerização via radical livre controlada mediada por nitróxido (NMRP) utilizando-se um peróxido cíclico trifuncional. Acredita-se que seja possível aumentar a velocidade da reação de polimerização (característica bastante desejada no caso das polimerizações controladas) com o uso de iniciadores trifuncionais, uma vez que eles geram uma maior quantidade de radicais iniciais. Por outro lado, espera-se manter um baixo valor de polidispersidade, uma vez que peróxidos cíclicos não causam ramificações nas cadeias poliméricas formadas. Diferentemente do que ocorre nas polimerizações convencionais, nos processos NMRP quanto menor a taxa de decomposição do iniciador, mais rápida é a taxa de polimerização. Quanto se usa peróxidos com funcionalidade superior a um, observa-se que a constante de dissociação da segunda e demais ligações oxigênio-oxigênio é menor, o que garante uma liberação lenta de radicais no meio, o que favorece o aumento da velocidade de reação das polimerizações controladas mediadas por nitóxido. Sabe-se também que durante o crescimento das cadeias poliméricas através de polimerizações convencionais utilizando iniciadores cíclicos, pode haver o fechamento da cadeias (produção de polímeros cíclicos), que num segundo momento, podem ser re-iniciadas. Este efeito, similar ao de "ativação- desativação" da cadeia, será também analisado na polimerização radicalar viva mediada por nitróxido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALHARDO, Eduardo. Polimerização de estireno via radical livre mediada por nitroxidos usando iniciador trifuncional. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.