Busca avançada
Ano de início
Entree

A educacao corporal em duas comunidades deremanescentes quilombolas cultura corporal e manifestacoes cenicas.

Processo: 06/57826-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Lucia de Souza Barros Pupo
Beneficiário:Paulina Maria Caon
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Corpo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | Corpo | Cultura Corporal | Educacao | Estudos Etnograficos | Manifestacoes Cenicas

Resumo

Nessa pesquisa pretendo estudar e elaborar reflexão sobre os processos de passagem do patrimônio corporal de geração para geração nas comunidades de remanescentes de quilombolas, em Praia Grande - na cidade de Iporanga e Brotas - na cidade de Itatiba, ambas no estado de São Paulo, observando qual o papel de suas manifestações cênicas nesse processo. O eixo da investigação está na discussão da centralidade do corpo na experiência do mundo, interessando, especificamente, aprofundar os estudos sobre os modos de o corpo gerar linguagem e atribuir sentido à experiência. O espaço que entrelaça o corpo de cada indivíduo e a cultura corporal da comunidade que gerou esse patrimônio através das gerações é o local complexo no qual se situa a pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAON, Paulina Maria. Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.