Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolvendo a anafora conceitual: um olhar para alem da relacao antecedente/anaforico.

Processo: 06/59156-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Edson Françozo
Beneficiário:Mahayana Cristina Godoy
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anafora Conceitual | Conexionismo | Memoria Operacional | Processamento Linguistico

Resumo

A anáfora conceitual é um tipo de construção anafórica pronominal cuja resolução necessita, além das informações dadas no co-texto, de processos inferenciais. Dados de estudos anteriores sobre o processamento dessas anáforas nos levam a crer que co-existem diferentes estratégias para sua resolução, sugerindo, portanto, que o processamento lingüístico não seria modular. Essa hipótese ainda necessita de desenvolvimento, mas é privilegiada por modelos cognitivos como o conexionismo, que vem se mostrando uma perspectiva promissora para o estudo das anáforas. Além disso, conta com o suporte de teorias de processamento anafórico que explicam a produção e a resolução de formas anafóricas a partir de mecanismos cognitivos não relacionados estritamente à linguagem. As diferenças individuais em um desses mecanismos, a memória operacional, parece oferecer uma explicação plausível para a existência de estratégias distintas no processamento da anáfora conceituai. Com base nessas justificativas, o presente projeto se propõe a investigar como se dá a resolução desse tipo de construção anafórica e como atuam os mecanismos possivelmente envolvidos nesse processo. A pesquisa deve, então, seguir duas etapas de trabalho: a primeira consiste no estudo de trabalhos descritivos sobre a anáfora conceituai, com a finalidade de entendermos melhor os aspectos cognitivos envolvidos nesse fenômeno; a segunda, por fim, é a aplicação de experimentos psicolingüísticos que possam trazer evidências empíricas para as hipóteses levantadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Mahayana Cristina. Resolvendo a anafora conceitual: um olhar para alem da relação antecedente/anaforico. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.