Busca avançada
Ano de início
Entree

Imprensa e politica em sao paulo 1827-1834.

Processo: 06/58304-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Beneficiário:Carlos Eduardo Franca de Oliveira
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/00422-0 - A fundação do estado e da nação brasileiros (c.1780 - c.1850), AP.TEM
Assunto(s):Imprensa   História política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho Provincial | Historia Do Imperio | Historia Politica | Imprensa | Provincia De Sao Paulo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o debate político desenvolvido pelos periódicos "O Farol Paulistano" (1827-1831) e "O Observador Constitucional" (1829-1832), que por sua vez representam os dois primeiros jornais impressos na Província de São Paulo. Ao levar em consideração o papel fundamental que a imprensa desse período desempenhou como veículo de produção, discussão e disseminação de idéias e projetos políticos vinculados a grupos de interesses distintos, a análise dos periódicos selecionados possibilita aprofundar o entendimento não apenas da imprensa paulista e dos elementos envolvidos na sua implementação e manutenção, mas também da inserção da província de São Paulo no interior de um processo histórico mais amplo que foi o da construção das bases políticas do Império. Nesse sentido, o projeto pretende problematizar o posicionamento político dos periódicos em questão, partindo da hipótese de que não constituíam conjunto homogêneo, aspecto esse que ajuda a compreender as nuanças políticas da Província de São Paulo no Primeiro Reinado. Com o objetivo de estabelecer um melhor entendimento dos grupos paulistas no período o projeto visa articular os periódicos selecionados com outro conjunto de fontes: as Atas do Conselho Geral da província e do Conselho da Presidência da província de São Paulo, uma vez que os Conselhos se constituíram em espaços para a confrontação de propostas e políticas públicas, podendo se tornar pertinente contraponto ás discussões desenvolvidas pela imprensa no período. Deste modo, pretende-se contribuir de alguma forma para a historiografia sobre São Paulo, que ainda carece de estudos específicos acerca de diversos temas como é o caso da imprensa paulista na primeira metade do século XIX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Franca de. Poder local e palavra impressa: a dinâmica política em torno dos Conselhos Provinciais e da imprensa periódica em São Paulo, 1824-1834. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.