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Ensino da descricao do proprio comportamento paa criancas com desenvolvimento atipico.

Processo: 06/58712-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Nilza Micheletto
Beneficiário:Flavia Henriques Baiao de Azevedo
Instituição Sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Comportamento | Comportamento Verbal | Descricao Do Comportamento | Desenvolvimento Atipico | Fala Espontanea | Procedimento De Fading

Resumo

Pretende-se ensinar duas crianças com desenvolvimento atípico a emitir fala espontânea durante a manipulação de dois objetos selecionados como reforçadores. Quer-se investigar se esse ensino será efetivo em produzir e manter o repertório de fala espontânea e em promover generalização dessa fala para outro ambiente e para respostas motoras não-treinadas. Para tanto, quatro respostas motoras e quatro respostas verbais de descrição dessas respostas relacionadas com cada objeto escolhido serão ensinadas usando um procedimento de fading. Após estabelecidas estas respostas, em uma nova fase, será utilizado um procedimento de fading do modelo verbal de descrição da resposta motora que visará o estabelecimento de fala espontânea na ausência do modelo verbal. Duas das quatro respostas de descrição relativas a cada objeto serão treinadas com procedimento de fading, composto de quatro níveis: de ajuda ecóica total, de ajuda intraverbal intermediária, de ajuda intraverbal mínima e de retirada da ajuda. Um delineamento de linha de base múltipla será utilizado. Tentativas de sondagem serão realizadas com as outras quatro respostas verbais não-treinadas, para verificar o efeito do procedimento sobre elas. Testes de generalização serão realizados para verificar se a fala espontânea será emitida sob controle das respostas motoras em um diferente ambiente. Serão observados momentos de lazer após o encerramento de cada fase para verificar se haverá alteração da freqüência da fala espontânea nesse contexto. (AU)

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