Busca avançada
Ano de início
Entree

Redução dos compostos recalcitrantes combinando processos anaeróbios de leito fixo e Processos de Oxidação Avançada (POA) de um efluente da indústria de papel e celulose

Processo: 06/59444-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eduardo Cleto Pires
Beneficiário:Adela Tatiana Rodriguez Chaparro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética   Processos oxidativos avançados

Resumo

A pesquisa proposta tem como finalidade avaliar a redução dos componentes recalcitrantes presentes no efluente de branqueamento de polpa celulósica mediante a combinação de processos biológicos anaeróbios de leito fixo e processos de oxidação avançada (POA). Serão empregados O reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF) e os agentes oxidantes, ozônio, ozônio/UV e ozônio/UV/peróxido de hidrogênio. Propõe-se, também, avaliar o potencial de formação de compostos mutagênicos e tóxicos após aplicação dos PQA por meio do teste de AMES (S.thyphimurím) e Microtox respectivamente. Os resultados serão analisados com a determinação da eficiência de redução de AOX e aumento da biodegradabilidade (DBO/DQO) confirmada com ensaios feitos em laboratório. Será proposto um modelo cinético de decaimento para DBO, DQO e AOX (adsorbable organic halogens). Os ensaios serão feitos em escala de laboratório. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAPARRO, Adela Tatiana Rodriguez. Tratamento de efluentes de branqueamento de polpa celulósica em reator anaeróbio seguido de processo oxidativo avançado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.