Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo demografico do uso de analgesicos no pre, trans e pos-operatorio de grandes e pequenos animais por medicos veterinarios brasileiros.

Processo: 06/60075-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Analgesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | Dor | Grandes Animais | Pequenos Animais | Pos-Operatoria | Pre-Operatoria

Resumo

Sabe-se que os animais sentem dor da mesma forma que os seres humanos e com isso há a necessidade de conscientização de se promover o alivio da dor nestas espécies. O conhecimento nessa área tem crescido assim como o número de fármacos utilizados para promover uma terapia analgésica efetiva. A determinação que um animal necessita de terapia analgésica baseia-se na observação cuidadosa do profissional. Desta forma é necessário que os médicos veterinários sejam aptos para reconhecer a dor nessas espécies. Para a avaliação do nível de conhecimento dos profissionais neste tópico realizarem-se à um questionário, elaborado por Duncan Lascelles (EUA), que já foi utilizado em vários países da Europa, América do Norte e Oceania, com intuito de avaliar qual é a conduta dos veterinários para identificar e tratar a dor nos animais. O questionário é composto por sete partes que investiga desde o conhecimento do profissional em reconhecer a dor, as terapias mais utilizadas para alivio da mesma e a importância da educação continuada para esses profissionais. O questionário será realizado em todo país, quando será traçado o perfil do médico veterinário em cada região e a influência de diversos dados demográficos como, por exemplo, o ano de formação e o sexo na atitude do veterinário para identificação da dor e da terapia adotada em pequenos e grandes animais, sendo estes últimos avaliados primeiramente na literatura mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LORENA, Sílvia Elaine Rodolfo de Sá. Estudo demográfico sobre as condutas de avaliação e tratamento da dor dos médicos veterinários brasileiros no período perioperatório de grandes e pequenos animais. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.