Busca avançada
Ano de início
Entree

Deslocamentos discursivos sobre a diversidade: analise de uma experiencia de pesquisa-acao formativa com professores.

Processo: 06/58646-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Helena Coharik Chamlian
Beneficiário:Cinthia Soares Manzano
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Diversidade   Pesquisa-ação   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Diversidade | Escuta Do Professor | Formacao De Professores | Pesquisa-Acao | Saberes E Praticas Docentes

Resumo

O projeto é fruto do envolvimento em uma experiência de pesquisa-ação desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Educação da USP em parceria com professores de uma escola pública de ensino médio no período de 2001 a 2005. Parte-se do pressuposto da importância de um espaço de fala e "escuta" dos professores no interior de uma proposta de formação que busca propiciar a emergência de um discurso critico, visando ampliar o olhar sobre as questões que permeiam o cotidiano da escola. O problema formulado diz respeito às possibilidades e impossibilidades de emergência de um discurso do professor, entendido como sujeito, e as relações que se estabeleceram entre professores e pesquisadores. Trabalha-se com a hipótese de que a experiência de pesquisa-ação, configurada como metodologia de formação de professores, ao deslocar os lugares de professores e pesquisadores, numa tentativa de horizontalidade de relações, propiciou o espaço da fala e da "escuta" do professor e, com isso, o discurso sobre o aluno caminhou no sentido do reconhecimento da diversidade presente hoje no meio escolar. O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades e impossibilidades de emergência do discurso de um grupo de professores no interior da experiência de pesquisa-ação. Para tanto, será utilizado o recurso da Análise do Discurso no trabalho com o material produzido no desenvolvimento da pesquisa-ação, composto por registros e relatórios, tanto de caráter quantitativo como qualitativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANZANO, Cinthia Soares. Deslocamentos discursivos sobre a diversidade: análise de uma experiência de pesquisa-ação formativa com professores. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.