Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da competitividade da cadeia produtiva da soja no brasil vis-a-vis os demais paises exportadores sul americanos.

Processo: 06/60111-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Mario Otavio Batalha
Beneficiário:Gustavo Galvao de Miranda Pinazza
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio   Competitividade   Mercosul   Soja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agronegocio | Cadeias Produtivas | Competitividade | Mercosul | Soja

Resumo

A produção de sementes no Brasil tem passado por transformações tecnológicas e institucionais. No plano da inovação, o advento de recentes técnicas produtivas associadas ao desenvolvimento da moderna biotecnologia modificou o comportamento empresarial, alterando o padrão de concorrência. No plano econômico, alguns setores se vêem forçados a rever sua capacidade de negociação. No Brasil, a importância que a cultura da soja assumiu no cenário agrícola mundial ultrapassou os limites das porteiras das fazendas para influir nas discussões sobre infra-estrutura, agroindústria, cadeias produtivas, políticas e pesquisa tecnológica. A competição acirrada no comércio internacional exige grande dinamismo de todos os fatores, razão pela qual as novas técnicas de gestão cada vez mais se vêem como instrumentos imprescindíveis para o agronegócio brasileiro que, se por um lado apresenta desenvolvimento e fortalecimento nos últimos anos, ainda se encontra com um alto grau de vulnerabilidade. Dentro deste contexto, este trabalho pretende traçar um perfil da competitividade da cadeia produtiva de soja no período atual e apontar as perspectivas, oportunidades e riscos dos diversos setores do complexo agroindustrial desta oleaginosa em comparação com os demais países da américa latina,através de uma análise sistêmica com foco nos principais elos e os novos corredores de exportação do produto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)