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Moema e morta: pintura e escultura na segunda metade do século XIX

Processo: 06/59213-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Alexander Gaiotto Miyoshi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   História da cultura   Nacionalismo   Indianismo   Século XIX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genero | Historia Da Arte | Historia Da Cultura | Indianismo | Nacionalismo | Seculo Xix

Resumo

Este doutorado propõe o estudo das artes plásticas no Brasil da segunda metade do século XIX, a partir de duas obras: uma pintura de Victor Meirelles (1866; figura 1, p. 20) e uma escultura de Rodolfo Bernardelli (1895; fig. 2, p. 20). Ambas as obras retratam a índia Moema, personagem do poema épico Caramuru (1781), de Santa Rita Durão. Ambas as índias mortas. Deitadas à beira da praia. O interesse das obras liga-se às suas qualidades artísticas, mas também a importantes aspectos que as unem: ambas relacionam-se ao indianismo, e, portanto, a aspectos românticos e nacionalistas. Ambas compartilham um erotismo necrófilo (a primeira mais discreta; a segunda mais ousada), que se insere em uma questão viva e atual de grande relevância: a representação do corpo, ocasionalmente em situações incomuns, tema tão apreciado por artistas contemporâneos e por um público cada vez mais atento e freqüente às exposições de arte que o abordam. A recepção às duas obras parece mais bem sucedida hoje que na época em que foram criadas. Como explicar este fato? E, ainda, como explicar a opção por representar esta cena de Caramuru? São essas questões - e as que envolvem comitentes e destinações - as batizas para o estudo das duas Moemas, pintura e escultura. As obras serão relacionadas a outras representações artísticas e a textos críticos e literários, inseridas na história da arte e da cultura do período em que foram concebidas aos dias de hoje. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIYOSHI, Alexander Gaiotto. A construção da continuidade tematica por crianças e adultos. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.