Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteoma comparativo de mitocondria: uma analise de camundongo transgenico: hipertrigliceridemico versus camundongo normo trigliceridemico.

Processo: 06/54271-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:José Camillo Novello
Beneficiário:Hugo Takeda Caetano
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Eletroforese em gel bidimensional   Mitocôndrias   Hipertrigliceridemia   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletroforese Bidimensional | Espectrometria De Massas | Hipertrigliceridemia | Mitocondria | Proteoma

Resumo

A proteômica tem-se tornado ao longo dos últimos anos uma ferramenta cada vez mais essencial para o melhor entendimento dos mecanismos efetores e regulatórios das células, suas interações em sistemas biológicos, e para a investigação de processos metabólicos específicos. Para isso ela se utiliza do estudo das várias propriedades das proteínas como sua seqüência, nível de expressão, atividade e estrutura, o que possibilita a análise de sua função e de modificações pós-traducionais. Patologias de origem genética como a hipertrigliceridemia, que geralmente modificam o perfil lipídico com o aumento dos níveis de triglicérides e colesterol, estão fortemente relacionadas com diversas doenças cardiovasculares. Estudos em camundongos geneticamente hipertrigliceridêmicos para super expressarem a apolipoproteína CHI humana demonstraram que o baixo valor do controle respiratório mitocôndrial no camundongo transgênico é resultado de uma elevada respiração de repouso (estado IV) destas mitocôndrias transgênicas. Considerando que elevadas concentrações plasmáticas de triglicérides e ácidos graxos livres constituem uma condição metabólica que altera a funcionabilidade mitocondrial e que as mudanças no controle respiratório das mitocôndrias transgênicas representam uma adaptação atribuída a diferenças estruturais ou funcionais das membranas internas da mitocôndria transgênica, propõe-se o estudo comparativo do proteoma de mitocôndria obtida destes animais transgênicos com o proteoma de camundongos controles não transgênicos. Para tanto, utilizaremos eletroforese bidimensional (2D) e espectrometria de massas para a identificação de possíveis proteínas diferencialmente expressas trabalho este que poderá auxiliar na identificação de novos alvos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAETANO, Hugo Takeda. Proteoma comparativo de mitocondria: uma analise de camundongo transgenico hipertrigliceridemico versus camundongo normo trigliceridemico. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.