Busca avançada
Ano de início
Entree

Acessibilidade e acesso a serviços de saúde por deficientes em áreas do estado de São Paulo

Processo: 06/59655-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Chester Luiz Galvão Cesar
Beneficiário:Shamyr Sulyvan de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiente físico   Acessibilidade ao meio físico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficientes | Inqueritos De Saude | Perfil De Saude

Resumo

Os deficientes são um grupo populacional que apresentam algumas dificuldades no acesso aos serviços de saúde. A determinação do perfil de uso e da acessibilidade dessas pessoas aos serviços de saúde poderia nortear políticas de saúde e programas específicos para que os deficientes se utilizem dos serviços de saúde em sua totalidade. Objetivo. Estudar o uso, o acesso e a acessibilidade dos deficientes físicos, auditivos e visuais aos serviços de saúde na cidade de São Paulo, bem como as variações existentes segundo deficiências e variáveis sócio-demográficas. Material e Métodos. Será usada a listagem dos deficientes levantada em um inquérito populacional em áreas do Estado de São Paulo. Esse cadastro soma um total de 1232 deficientes, dos quais 71,48% (881 indivíduos) têm linha de telefone residencial e 28,19% (351 sujeitos) não têm telefone. Essa sub-amostra do grupo de deficientes é representativa para a população de deficientes nas áreas estudadas, tendo em vista o processo de amostragem estratificada por conglomerados, usada nos dois inquéritos. Serão realizadas entrevistas domiciliares ou via telefone para a coleta das informações sobre o acesso e a acessibilidade dos deficientes aos serviços de saúde, em complementação às informações sócio-econômicas, demográficas e de uso e cobertura de serviços de saúde, já obtidas no inquérito. A coleta dos dados será feita por meio de questionário estruturado, especificamente elaborado para esta pesquisa. O software Stata 9.2 será usado para a análise dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHAMYR SULYVAN CASTRO; FERNANDO LEFÈVRE; ANA MARIA CAVALCANTI LEFÈVRE; CHESTER LUIZ GALVÃO CESAR. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 1, p. 99-105, . (06/59655-2)
GIGIANE GINDRI; ROCHELE PAZ FONSECA. Reabilitação de déficits comunicativos pós-acidente vascular cerebral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 363-369, . (06/59655-2)
CASTRO, SHAMYR S.; CIEZA, ALARCOS; CESAR, CHESTER L. G.. Problems with accessibility to health services by persons with disabilities in Sao Paulo, Brazil. DISABILITY AND REHABILITATION, v. 33, n. 17-18, p. 1693-1698, . (06/59655-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Shamyr Sulyvan de. Acessibilidade de pessoas com deficiência a serviços de saúde em áreas do Estado de São Paulo - Projeto AceSS. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.