Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das caracteristicas morfologicas do complexo cumulus-oocito de femeas caninas em diferentes estagios do ciclo estral durante o processo de maturacao in vitro.

Processo: 06/55212-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Eliandra Antonia Pires Buttler
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Maturação in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexo Cumulus-Oocito | Maturacao In Vitro | Morfologia Oocitaria | Oocito Canino

Resumo

Para canídeos, o sucesso no emprego de biotécnicas da reprodução, significa um grande avanço científico, no que tange a preservação de material genético das espécies ameaçadas de extinção. Entretanto, a baixa competência meiótica dos oócitos caninos quando submetidos a condições artificiais de cultivo, é considerada como o grande entrave para o desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas nesta espécie. Em conseqüência disto, tem sido levantada a importância do desenvolvimento de um meio de cultivo específico para canídeos. Mas, para isto, deve haver um conhecimento profundo e detalhado da morfologia e ultra-estrutura oocitária canina, o que trará informações essenciais sobre as exigências requeridas pelo oócito bem como os eventos envolvidos no processo de maturação in vitro e reinicio e progressão da meiose. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo o estudo das características morfológicas do complexo cumulus-oócito de fêmeas caninas em diferentes estágios do ciclo estral durante o processo de maturação in vitro. Para o seu desenvolvimento serão utilizadas 30 fêmeas da espécie canina que apresentarem fase folicular e anestro. Os ovários serão obtidos através da ovariosalpingo-histerectomia dos quais serão coletados para cultura apenas complexo cumulus/oócitos (COC) grau 1. Os COCs serão colocados em meio de maturação TCM-199 (controle) e TCM-199 suplementado com LH, progesterona e estradiol. As amostras serão avaliadas quanto às características morfológicas do complexo cumulus-oócito através de microscopia eletrônica de varredura e transmissão à zero horas e após 72 horas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUTTLER, Eliandra Antonia Pires. Efeito do estádio do ciclo estral e adição de hormônios ao meio de cultivo in vitro sobre a morfologia do complexo cumulus-oócito canino. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.