Busca avançada
Ano de início
Entree

A dialetica do amor em fragmentos poeticos (analise critica de beijo na boca de cacaso).

Processo: 06/61221-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Vilma Sant Anna Areas
Beneficiário:Débora Racy Soares
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antonio Carlos De Brito | Beijo Na Boca | Cacaso | 1975

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a dar continuidade ao estudo das obras poéticas de Antônio Carlos de Brito (Cacaso). A investigação iniciada no mestrado sinalizou nosso desejo, resultando em dissertação intitulada "Um Frenesi na Corda Bamba" (Análise crítica da obra poética Grupo Escolar (1974) de Cacaso). Embora nossa proposta inicial fosse realizar a análise detida do livro de 1974, foi necessário percorrer, ainda que en passant, a trajetória poética de Cacaso. Na etapa atual, elegemos para estudo o livro de poemas Beijo na Boca (1975) por acreditarmos que, com essa obra, Cacaso tenha atingido sua maturidade poética. Após sua iniciação poética com o livro A Palavra Cerzida (1967), Cacaso trilha rumos novos em seu livro seguinte: Grupo Escolar (1974). Este livro de 1974 deve ser encarado como um momento de transição, pois é a partir dele que Cacaso (re)orienta seu percurso poético. Entretanto, o turning point definitivo viria no ano seguinte, com o livro Beijo na Boca. Um coup d oeil nos versos desse livro poderia levar a crer que Cacaso estava a adolescer em matéria de poesia. Essa hipótese até seria pertinente, dado seu percurso anterior de (re)alfabetização poética em Grupo Escolar. No entanto, é em Beijo na Boca que Cacaso revela sua mestria no "domínio das sutilezas". Nesse livro de 1975, o poeta inaugura uma "poética desencontrada", feita de "amores contrariados", configurando uma estética irresoluta que só aparentemente não se resolve. Em outras palavras, estamos diante de uma poética conflituosa, em que os impasses funcionam como opção e, ao mesmo tempo, como solução dos problemas. Do coração? É bom que os leitores continuem hipócritas, como exige Baudelaire. Aliás, Cacaso sabe equilibrar a hipocrisia, ou perfídia, como diria Francisco Alvim, pondo o dedo em feridas que ultrapassam os abalos afetivos. Ao revelar-se, um verdadeiro mestre em promover contradições em versos, Cacaso confirma a conquista de uma voz poética muito peculiar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Débora Racy. Dor, sombra, lucidez: leitura de Beijo na Boca iluminada pela trajetória poética de Cacaso e pelo éthos de sua geração. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.