Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo analitico-descritivo do curso de pedagogia da unesp-araraquara quanto a insercao das tematicas de sexualidade e orientacao sexual na formacao de seus alunos.

Processo: 07/55874-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Beneficiário:Andreza Marques de Castro Leão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade   Educação sexual   Formação de professores   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Sexual | Formacao De Professores | Orientacao Sexual Na Escoal | Pedagogia | Sexualidade

Resumo

A Pedagogia deve resgatar a responsabilidade do professor de atuar com a sexualidade, tendo em vista que a orientação sexual é uma questão básica de cidadania. Desta maneira, o presente estudo de natureza analítico-descritivo, objetiva analisar o curso de Pedagogia da Unesp- Faculdade de Ciências e Letras, do Campus de Araraquara quanto à inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual, a partir da análise dos programas e matriz curriculares e dos saberes expressos pelos alunos. Em relação à metodologia, ela consistirá numa pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo que participarão 70 alunos do 4º ano de pedagogia da Unesp-Araraquara dos períodos diurno e noturno. Inicialmente será estabelecido contato com o diretor da mencionada Faculdade para solicitar sua realização dentro do Campus, e a autorização para que se possa proceder a analise dos programas e matrizes curriculares deste curso, bem como, para aplicar o questionário com os alunos. Após esta autorização será realizada a análise dos programas e das disciplinas do citado curso de Pedagogia, por meio da técnica análise documental. Em seqüência, os professores do mencionado curso serão contatados, aproveitando a ocasião será solicitada a autorização para a aplicação do questionário no período da aula. A seguir será realizada a aplicação de um Questionário com os alunos do curso de pedagogia, contendo 20 questões fechadas. Após, o questionário será tratado estatisticamente, e seus resultados serão explicitados descritivamente. Deste modo, por meio da analise do programa do Curso, e dos dizeres dos alunos manifestos nos questionários, acredita-se que seja possível verificar se o curso de Pedagogia da Unesp-Araraquara tem possibilitado a formação dos seus alunos para atuar com a temática sexual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEÃO, Andreza Marques de Castro. Estudo analítico-descritivo do curso de pedagogia da UNESP-Araraquara quanto a inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual na formação de seus alunos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.