Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos químicos e biológicos sobre a produção de metabólitos em dois fungos endofíticos (va1 e va15) associados a Viguiera arenaria

Processo: 05/03791-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Mônica Tallarico Pupo
Beneficiário:Denise Oliveira Guimarães
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Micro-organismos endofíticos   Metabólitos secundários   Química de produtos naturais

Resumo

Fungos endofíticos constituem uma fonte de novas entidades químicas potencialmente bioativas ainda pouco explorada. Em estudos prévios com fungos endofíticos de Viguiera arenaria (Asteraceae) foi possível a identificação de extratos, oriundos dos cultivos destes fungos, com ampla diversidade química (avaliados por CLAE-UV e RMN 1H) e consideráveis atividades biológicas (antimicrobiana, antiparasitária e antitumoral). A partir do cultivo do fungo VA1 foi possível a identificação de duas substâncias, uma com relevante atividade citotóxica frente células leucêmicas (JURKAT) e de melanoma (B16F10) – nectriapirona, e outra que pode estar associada a sinalização de produção de metabólitos secundários - tirosol. Este projeto, vinculado ao projeto temático “Bioprospecção em fungos: busca de novos compostos para o desenvolvimento de fármacos e de enzimas com aplicações nas áreas farmacêutica e industrial” Bioprospecta/Biota (03/07935-6) visa a continuidade na busca de substâncias com atividade biológica através do cultivo em escala ampliada do fungo VA15 e submissão de frações e substâncias isoladas, provenientes deste cultivo, a ensaios antimicrobianos, antitumorais, enzimáticos e outros ensaios disponíveis na rede BIOprospecTA. Além disso, será realizado um estudo sobre a produção dos metabólitos nectriapirona e tirosol pelo fungo VA1 em diferentes tempo de incubação e pH. Este estudo será monitorado pela quantificação dos metabólitos via CLAE e pelo estudo da fragmentação da nectriapirona através espectrometria de massas (ESI-MS/MS). A identificação desta substância e de seus possíveis co-metabólitos na coleção de extratos oriundos de fungos endofíticos do projeto temático também será realizada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, DENISE O.; BORGES, KEYLLER B.; BONATO, PIERINA S.; PUPO, MONICA T. A Simple Method for the Quantitative Analysis of Tyrosol by HPLC in Liquid Czapek Cultures from Endophytic Fungi. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 20, n. 1, p. 188-194, 2009. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Denise Oliveira. Produtos naturais de fungos endofíticos associados a espécies de Asteraceae e ensaio antibiótico no modelo de infecção em \"Caenorhabditis elegans\". 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.