Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico de reações liquenoides de contato envolvendo teste de hipersensibilidade cutânea ao amálgama e tratamento pela substituição do material restaurador

Processo: 05/57577-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Dante Antonio Migliari
Beneficiário:Ana Claudia Luiz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Amálgama dentário   Patologia bucal   Líquen plano bucal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergia De Contato | Amalgama | Liquen Plano Oral | Reacao Liquenoide

Resumo

Líquen plano (LP) é uma doença dermatológica inflamatória crônica com manifestação em mucosas e pele. Apresenta etiologia desconhecida e etiopatogenia complexa; não apresenta cura e o tratamento visa o alivio e redução dos sintomas. Uma das questões bastante discutidas atualmente está associada ao processo de diagnostico do líquen plano oral (LPO). As razões de se estabelecer critérios rigorosos dentro deste processo são evidenciadas frente a algumas lesões de LPO que são induzidas por contato com restaurações metálicas, em especial o amálgama, e nestas situações são referidas como reações liquenóides de contato (RLC). Estas lesões não são diferenciáveis clínica e histopatologicamente das lesões clássicas de LPO. Por resultarem de contato direto da mucosa oral com restaurações em amálgama, estas lesões tendem a regredir após remoção do agente etiológico. Outro ponto importante esta associado a suposição de que as RLC sejam menos susceptíveis a possibilidade de malignização do que as lesões LPO. Deste modo definir critérios que diferenciem as lesões LPO das RLC torna-se fundamental. Testes de hipersensibilidade cutânea a componentes do amálgama têm se mostrado como importante método auxiliar do diagnóstico. Este trabalho tem o objetivo de estudar as reações liquenóides de contato ao amálgama através de testes de hipersensibilidade cutânea, buscando definir critérios de diagnóstico mais precisos e tratamento destes casos pela substituição do material restaurador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUIZ, Ana Claudia. Diagnóstico das reações liquenóides de contato envolvendo teste de hipersensibilidade de contato ao amálgama e tratamento pela substituição do material restaurador. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.