Ambiente lúdico adaptativo como ferramenta para proporcionar treinamento cognitivo...
A pessoa idosa diante da tecnologia de comunicação e informação avançada
Ambiente lúdico adaptativo como ferramenta para proporcionar treinamento cognitivo...
Processo: | 07/57263-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2008 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2010 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação |
Pesquisador responsável: | Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti |
Beneficiário: | Fernando Luiz Vechiato |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil |
Assunto(s): | Sociedade da informação Internet Inclusão digital Inclusão social Idosos Globalização |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Idosos | Inclusao Social | Internet | Repositorio Digital Tematico | Sociedade Da Informacao |
Resumo A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação no contexto da globalização, está intimamente relacionada ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sendo que estas possibilitam a criação e o acesso à informação sem barreiras de tempo e espaço. Portanto, nesse contexto, pretende-se identificar elementos de inclusão em um ambiente digital específico voltado para usuários idosos, visando à facilitação e o aumento do acesso à informação por esse tipo de usuário específico. Considera-se que os indivíduos idosos, os quais foram focados neste projeto, possuem características particulares que podem dificultar a inclusão na sociedade da informação. No entanto, essa comunidade precisa desenvolver potencialidades/habilidades por meio de ferramentas tecnológicas, além de competências, as quais podem estar relacionadas ao uso do computador, em especial, da Internet, bem como o acesso a ambientes informacionais específicos como os repositórios digitais, contribuindo para a aquisição da informação e a construção do conhecimento. Verificou-se como problema, a escassez de ambientes digitais com conteúdos e serviços focados no envelhecimento humano. A partir desse contexto, objetiva-se o desenvolvimento de um repositório digital temático, em um primeiro momento, para uma comunidade local - Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UNESP, Campus de Marília - que contemple esses conteúdos e serviços, visando posteriormente atingir a comunidade global de usuários idosos da Internet. A construção desse ambiente ocorrerá com a participação dos indivíduos da comunidade local, quais sejam os alunos do programa de educação continuada da UNESP de Marília, sendo aplicadas a pesquisa-ação e a pesquisa-participante, considerando que a primeira fornecerá subsídios para a criação de projetos de ação que possibilitem a inclusão digital dos alunos do programa e, a segunda, possibilitará a seleção de sujeitos que se interessem em desenvolver, de forma participativa e de acordo com suas necessidades informacionais, o repositório digital temático proposto. (AU) | |
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