Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediação da resposta febril induzida pela injeção de Staphylococcus aureus em ratos

Processo: 06/04860-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Glória Emília Petto de Souza
Beneficiário:Juliano Manvailer Martins
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prostaglandinas   Febre   Staphylococcus aureus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Febre | Pirogenios Endogenos | Prostaglandinas | Staphyloccocus Aureus | Resposta Febril

Resumo

A febre, um dos primeiros componentes da resposta de fase aguda a ser reconhecido, é definida como uma elevação controlada da temperatura interna de um organismo para níveis acima dos normais. Esta é decorrente da elevação do ponto de termorregulagem hipotalâmica, como resultado da ação de um ou de vários pirogênios endógenos, produzidos durante a inflamação ou infecção, sobre a área pré-óptica termo-sensível ou sobre estruturas termo-integrativas do hipotálamo anterior. Vários estudos têm sido idealizados na tentativa de mimetizar os eventos da resposta febril em indivíduos acometidos de infecção por bactérias. Dentre estes o mais estudado é o da indução da febre com lipopolissacarídeo (LPS), derivado da parede celular de bactérias Gram-negativas. Desta forma, pouco se sabe sobre a patogênese da resposta febril ocasionada por bactérias Gram-positivas. Staphylococcus aureus (bactéria Gram-positiva) é um dos patógenos mais importantes nas infecções nosocomiais e sepse em humanos. Portanto, visando esclarecer a patogênese da resposta febril induzida pela S. aureus, investigaremos em ratos quais mediadores estão envolvidos nesta resposta, bem como se há correlação entre a presença desses mediadores, no fluído cerebroespinal (CSF) e/ou hipotálamo, com a resposta febril. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, JULIANO M.; LONGHI-BALBINOT, DANIELA T.; SOARES, DENIS M.; FIGUEIREDO, MARIA JOSE; MALVAR, DAVID DO C.; DE MELO, MIRIAM C. C.; RAE, GILES A.; SOUZA, GLORIA E. P.. Involvement of PGE(2) and RANTES in Staphylococcus aureus-induced fever in rats. Journal of Applied Physiology, v. 113, n. 9, p. 1456-1465, . (07/04791-1, 06/04860-0)