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Teste de identificacao de sentencas dicoticas - dsi desempenho em individuos audiologicamente normais.

Processo: 07/51231-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Adriana Neves de Andrade
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao

Resumo

A audição e a Fala são importantes ferramentas para a comunicação humana e qualquer falha em um destes, pode causar dificuldades na relação do indivíduo com a sociedade e com os outros indivíduos. Existem mecanismos e processos do sistema nervoso auditivo que capacitam a decodificação e o entendimento da fala, especialmente em situações desfavoráveis. Muitos testes avaliam o desempenho auditivo dos indivíduos em situações mais próximas da realidade, dentre os testes já conhecidos, temos o DSI - Dichotic Sentence Identification (teste de identificação de sentenças dicóticas). O teste DSI tem respostas fechadas, consistindo em dez sentenças sintéticas de terceira ordem, retiradas do teste de Identificação de Sentenças Sintéticas, do inglês Synthetic Sentence Identification (SSI) (Speaks, Jerger. 1965), com apresentação de um par de sentenças simultaneamente uma em cada orelha. Devido à importância do reconhecimento de fala para o sucesso da comunicação humana, evidências clínicas e com bases em estudos da literatura especializada esta pesquisa tem como objetivo padronizar o teste de identificação de sentenças dicóticas em indivíduos normouvintes e comparar o desempenho entre: as orelhas direita e esquerda, gênero e idade. Métodos: Serão avaliados 120 indivíduos normoouvintes, com idades variando de 13 a 49 anos, destros e com leitura fluente, separados em quatro grupos segundo a faixa etária (13-19 anos, 20-29 anos, 30-39 anos e 40-49 anos) e pareados por gênero. Todos os indivíduos serão submetidos à avaliação audiológica básica e em seguida a avaliação da função auditiva central por meio dos testes de localização sonora, memória seqüencial para sons verbais e não verbas em seqüência, dicótico de dígitos e identificação de sentenças dicóticas. Todos os testes, exceto o de identificação de sentenças dicóticas serão analisados segundo os critérios propostos por Pereira e Schochat (1997). Após coleta dos dados, os resultados serão registrados e analisados estatisticamente. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA NEVES DE ANDRADE; JESSICA GONÇALVES MARQUES DA ROCHA; MARIA CECILIA MARTINELLI IÓRIO; DANIELA GIL. A influência da idade, escolaridade e gênero na ocorrência de pausas do teste DSI. CoDAS, v. 30, n. 5, . (07/51231-1)
ADRIANA NEVES DE ANDRADE; DANIELA GIL; MARIA CECÍLIA MARTINELLI IÓRIO. Elaboração da versão em Português Brasileiro do teste de identificação de sentenças dicóticas (DSI). Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. 540-545, . (07/51231-1)