Busca avançada
Ano de início
Entree

Incremento da producao in vivo de embrioes bovinos atraves de aumento de ingestao de materia seca previamente a superovulacao.

Processo: 06/05912-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Roberto Sartori Filho
Beneficiário:Michele Ricieri Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Matéria seca do alimento   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovino | Embriao | Materia Seca | Biotecnologia reprodutiva

Resumo

Este estudo visa avaliar o efeito da condição corporal (CC) e/ou da alimentação com alta ingestão de matéria seca (AIMS) na produção de embriões de fêmeas bovinas superovuladas (SOV). Para tanto, dois experimentos serão realizados. No primeiro, 16 vacas serão divididas em dois grupos: Manutenção e AIMS. Sete dias antes da SOV as vacas do grupo AIMS serão alimentadas com dieta balanceada recebendo acima de 180% da dieta de manutenção. As vacas do grupo Manutenção continuarão recebendo dieta para manter o peso. Nas vacas do grupo AIMS o encerramento da superalimentação coincidirá com o momento da primeira aplicação de FSH da SOV, retornando então à dieta de manutenção. Sete dias após a IA os embriões serão coletados e avaliados. Avaliações ultra-sonográficas foliculares também serão realizadas. Quarenta dias após, uma nova SOV será realizada e os tratamentos serão invertidos. No segundo experimento, 36 novilhas da raça Nelore com alta e baixa CC serão utilizadas em um modelo “cross-over”. As novilhas de cada grupo serão subdivididas em subgrupos de Manutenção e AIMS por 14 dias, sendo posteriormente superovuladas e os embriões coletados e avaliados. Além de todas as avaliações realizadas no experimento 1, embriões dos quatro subgrupos serão congelados em nitrogênio líquido, descongelados e cultivados in vitro até eclosão. Após, os embriões serão avaliados para expressão de genes relacionados à qualidade. Uma amostragem dos embriões coletados terá sua ultra-estrutura avaliada através de microscopia eletrônica. Coletas de sangue em dias estratégicos serão realizadas para dosagens hormonais de IGF-1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Michele Ricieri. Influência da ingestão de matéria seca e da condição corporal na produção in vitro de embriões bovinos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.