Educação em museus e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
O Museu de Diversidade Biológica da UNICAMP (MDBio) e a Cultura Oceânica: ações pa...
A ocupação humana do Sudeste da América do Sul ao longo do Holoceno: uma abordagem...
Processo: | 06/02097-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2007 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação |
Pesquisador responsável: | Martha Marandino |
Beneficiário: | Djana Contier Fares |
Instituição Sede: | Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação em museus |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cts | Educacao Em Museus | Museus De Ciencias | Educação e Museus |
Resumo A necessidade da ampliação da cultura científica é um discurso recorrente tanto nos âmbitos da divulgação científica quanto da educação em ciências. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências tem se mostrado um caminho pelo qual essa ampliação pode ocorrer. Diante da criação de vários museus de ciência no Brasil ao longo dos últimos vinte anos e da conseqüente consolidação desses espaços como agentes de formação cultural, é objetivo desta pesquisa analisar como tais instituições se colocam em relação às tendências educacionais em ciências, como CTS, e verificar contribuições desses locais para a imagem da ciência. Para a realização deste projeto serão observadas e analisadas, as temáticas específicas das exposições representadas pelo próprio objeto expositivo e pelos textos de suporte de alguns museus de ciência e tecnologia do país. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |