Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacoes entre ciencia, tecnologia e sociedade em museus de ciencias.

Processo: 06/02097-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Djana Contier Fares
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em museus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cts | Educacao Em Museus | Museus De Ciencias | Educação e Museus

Resumo

A necessidade da ampliação da cultura científica é um discurso recorrente tanto nos âmbitos da divulgação científica quanto da educação em ciências. O enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências tem se mostrado um caminho pelo qual essa ampliação pode ocorrer. Diante da criação de vários museus de ciência no Brasil ao longo dos últimos vinte anos e da conseqüente consolidação desses espaços como agentes de formação cultural, é objetivo desta pesquisa analisar como tais instituições se colocam em relação às tendências educacionais em ciências, como CTS, e verificar contribuições desses locais para a imagem da ciência. Para a realização deste projeto serão observadas e analisadas, as temáticas específicas das exposições representadas pelo próprio objeto expositivo e pelos textos de suporte de alguns museus de ciência e tecnologia do país.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARES, Djana Contier. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em museus de ciências. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.