Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de micrornas reguladores do desenvolvimento muscular em gallus gallus.

Processo: 06/05427-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Ana Paula Dini Andreote
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento muscular   Genética molecular   MicroRNAs   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Muscular | Expressao Genica | Microrna | Genética Molecular

Resumo

O desenvolvimento da musculatura esquelética envolve a ação de inúmeros genes, expressos em locais e momentos específicos durante as diversas fases do processo. Essa especificidade sugere a existência de um mecanismo dinâmico de indução e inativação da expressão desses genes. Muito do que se conhece sobre este mecanismo de regulação da expressão gênica provém da caracterização da ação de fatores de transcrição e de seus promotores específicos. Entretanto, a expressão gênica envolve ainda outros passos, como a tradução, o processamento da proteína e o transporte intra e inter celular, de forma que existem outras etapas onde esta regulação pode estar ocorrendo. MicroRNAs foram recentemente identificados como moléculas de RNA pequenas, com capacidade de inativar moléculas de RNA mensageiro, bloqueando a expressão gênica em nível pós-transcricional. Estas moléculas têm sido associadas ao controle da expressão gênica em diversos processos biológicos, inclusive na proliferação e diferenciação celular. A hipótese deste trabalho é que microRNAs participem do controle da expressão de genes associados ao desenvolvimento muscular. Propõe-se então, identificar estes microRNAs músculo-específico por construção de bibliotecas de microRNAs, diferencialmente expressos entre duas fases do desenvolvimento de Gallus gallus (embrionária e adulta). Potenciais RNAs mensageiros alvos destes microRNAs identificados serão investigados nos bancos de dados. O processo miogênico é considerado um modelo molecular fundamental para a compreensão de uma variedade de processos biológicos. A identificação e caracterização dos membros das vias moleculares poderão contribuir para a compreensão das bases genéticas de doenças congênitas, entre elas, as distrofias musculares, por exemplo; e também para a seleção dos genes e/ou respectivos reguladores como potenciais candidatos a causar impacto na deposição de tecido muscular esquelético (carne) em animais domésticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDREOTE, Ana Paula Dini. Identificação de microRNAs na musculatura esquelética de Gallus gallus. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.